Aprendendo em Comunidade

img_3917

 A humanidade está enfrentando profundas transformações e a vigente crise global nos desafia a rever nossos padrões de produção e consumo, transformando a relação que temos com os recursos naturais.

 Nossos valores estão sendo repensados e a Permacultura e a Sustentabilidade surgem como pilares para a prática desses valores que orientam o bem viver em comunidade.

 Segundo a Teoria dos Sistemas Vivos, desenvolvida por Fritjof Capra, não podemos mais olhar para a natureza com um olhar tecnicista e cartesiano. Devemos entender que a natureza funciona como um organismo vivo e que as soluções devem ser aplicadas de maneira holística e integrada.

 O projeto APRENDENDO EM COMUNIDADE tem como objetivo aprofundar os principais conceitos e práticas da Permacultura, oferecendo aos estudantes instrumentos para o design sustentável de suas localidades e inspirando olhares diferenciados na construção de processos coletivos de aprendizagem.

Conteúdos do programa:

______________________________________________________

 img_3649Tema 1: Conhecendo a nossa realidade.

  – Introdução ao design ecológico e permacultural.

  – Diagnóstico e mapeamento sócio-ambiental.

  ______________________________________________________


Tema 2: Desenhando Habitações Sustentáveis. 

img_3703  – Agricultura Ecológica e sistemas agroflorestais.

  – Bancos de sementes tradicionais, design de sistemas e épocas de plantio.

  – Alimentação saudável, Compostagem, Plantas Medicinais.

 – Dinâmicas para o design de Comunidades Sustentáveis

______________________________________________________

 img_4060
Tema 3: Criando Comunidades de Aprendizagem.

  – Ecologia Profunda.

  – Práticas em Saneamento ecológico.

  – Técnicas de Bio-Construção.

______________________________________________________


16299005_10202582466160124_8591306239371137604_nTema 4: Avaliação / Celebração.

– A Educação por Projetos. Edu-comunicação. 

– Avaliação dos processos de Aprendizagem.

______________________________________________________

Conheça nossos Educadores:

18485626_10213071262118275_6992161507114158570_nLeandro Basil é graduado em Ciências Sociais pela UFRJ e formado em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education tornando-se integrante da equipe internacional de educadores GEESE (Educadores Globais de Ecovilas para uma Terra Sustentável). 

Trabalha há 12 anos na aplicação de projetos sustentáveis ​​em comunidades e escolas, é professor de sociologia da rede estadual do Rio de Janeiro desde 2015 e diretor do Instituto Gaia Sustentável desde 2010.

Através do teatro, desenvolveu habilidades que dialogam com as novas pedagogias participativas e cooperativas, abrindo portas para jogos eco-pedagógicos para crianças, jovens e adultos.

______________________________________________________

ppTadzia Maya é jornalista (UERJ 2005) e mestre em Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ 2013). É professora de Português (UCAM 2009) e vem se formando como educadora na Pedagogia Griô há alguns anos.

Atua em coletivos de mulheres, de agroecologia e de economia solidária, como comunicadora, educadora e captadora de recursos. É guardiã de sementes e ativista na Rede Internacional Sementes da Liberdade (http://semillasdelibertad.net/), tendo representado o Brasil em encontros no Equador (2015) e no México (2016). Desde fevereiro de 2017 está na vice-presidência da associação de moradores do seu bairro. Também é mãe, ama a vida na roça e trabalha alquimias caseiras com a produção de tinturas, sabões e sabonetes ecológicos.

______________________________________________________

IMG_4313

Argeu Carvalho Peclat é agricultor tradicional em Aldeia Velha há mais de 40 anos.

Em meio as hortaliças cultiva também muitas plantas medicinais demonstrando como é possível, através da Agroecologia, gerar uma produção orgânica abundante e saudável.

Argeu faz parte do corpo docente do projeto Gaia Permacultural, sendo um dos facilitadores na área de Agroecologia.

______________________________________________________

Entre em contato pelo email: institutogaiasustentavel@gmail.com e receba mais informações sobre estes e outros projetos!

Veja como foi a última edição do curso, realizado em janeiro/2017.

Anúncios