Consultores
Oferecemos consultorias para projetos, escolas, pessoas, empreendimentos, comunidades e todos aqueles que desejam transformar sua realidade criando modelos de habitação sustentável e uma vida integrada aos ciclos da natureza.
Transformamos seu espaço em um local ecológico, fazemos o desenho de seu projeto, facilitamos processos comunitários de aprendizagem através de palestras, workshops, brincadeiras e outras atividades práticas que envolvem a criação coletiva de projetos.
Se torne um parceiro do Instituto Gaia Sustentável e faça parte dessa rede de sustentabilidade.
Conheça nossos Consultores:
Leandro Basil é graduado em Ciências Sociais pela UFRJ e formado em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education tornando-se integrante da equipe internacional de educadores GEESE (Educadores Globais de Ecovilas para uma Terra Sustentável).
Escritor, Educador e Produtor Cultural, tornou-se um dos fundadores, em 2009, da Aldeia da Mata Atlântica, uma eco-aldeia no interior do estado do Rio de Janeiro onde desenvolve projetos de Permacultura e Educação para a Sustentabilidade.
Trabalha há 12 anos na aplicação de projetos sustentáveis em escolas, é professor de sociologia da rede estadual do Rio de Janeiro desde 2015 e diretor do Instituto Gaia Sustentável desde 2010.
Propõe, através do Instituto, o desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis com a criação de sistemas ecológicos e socioeconômicos mais inclusivos e justos.
Através do teatro, desenvolveu habilidades que dialogam com as novas pedagogias participativas e cooperativas, abrindo portas para jogos eco-pedagógicos para crianças, jovens e adultos.
Tadzia Maya é jornalista (UERJ 2005) e mestre em Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ 2013). É professora de Português (UCAM 2009) e vem se formando como educadora na Pedagogia Griô há alguns anos.
A paixão pela educação já a levou até um estágio na Escola da Ponte, em Portugal, em 2010. No Brasil, realiza um trabalho de educação popular e comunitária desde 2009 na comunidade rural de Aldeia Velha, município de Silva Jardim, interior do estado do Rio. Já escreveu artigos para livros sobre os bens comuns, as sementes crioulas e as tecnologias livres.
Atua em coletivos de mulheres, de agroecologia e de economia solidária, como comunicadora, educadora e captadora de recursos. É guardiã de sementes e ativista na Rede Internacional Sementes da Liberdade (http://semillasdelibertad.net/), tendo representado o Brasil em encontros no Equador (2015) e no México (2016). Desde fevereiro de 2017 está na vice-presidência da associação de moradores do seu bairro. Também é mãe, ama a vida na roça e trabalha alquimias caseiras com a produção de tinturas, sabões e sabonetes ecológicos.
Argeu Carvalho Peclat é agricultor tradicional em Aldeia Velha há mais de 40 anos.
Em meio as hortaliças cultiva também muitas plantas medicinais demonstrando como é possível, através da Agroecologia, gerar uma produção orgânica abundante e saudável.
Argeu faz parte do corpo docente do projeto Gaia Permacultural, sendo um dos facilitadores na área de Agroecologia.
Paula Gondim é graduada e tem licenciatura em artes plásticas pela UFRJ (2008), professora de yoga pelo curso de extensão da UERJ em parceria com a Organização Internacional Espiritual de Yoga e serviço social Ananda Marga (2010), Desing em Sustentabilidade formada pelo Gaia Education (2011) e pós graduada em História e Cultura no Brasil pela Universidade Estácio de Sá (2013). Trabalhou como gestora de projetos da ONG Pequena Semente (2011 a 2013).
Artista, performer, arte educadora e ativista das causas ambientais, atua como professora da rede estadual e municipal, lecionando artes e executando atividades extra curriculares voltado ao desenvolvimento sustentável, utilizando de novas pedagogias, economia colaborativa e jogos cooperativos e participativos como forma de estudo e pesquisa.
Atua a 10 anos facilitando oficinas e workshops voltados a novas visões de mundo, mudança de paradigmas, sustentabilidade e desenvolvimento de sistemas agroecológicos para criança de todas as idades.
Mãe mulher e educadora entende a importância de conscientizar as atuais e futuras gerações para as causas de igualdade, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, como forma de criar uma nova realidade de forma saudável e justa.