Para Escolas

Projeto Escolas Sustentáveis.

IMG_7974A humanidade está enfrentando profundas transformações nos cenários ambientais, sociais, espirituais e econômicos. A vigente crise global realoca fronteiras nessas dimensões e nos desafia a rever padrões de consumo, transformando a relação que temos com os recursos naturais. Nossos valores estão sendo repensados e as novas gerações são os pilares para a prática desses valores que norteiam o bem viver em comunidade.

Segundo a Teoria dos Sistemas Vivos, desenvolvida por Fritjof Capra, não podemos mais olhar para a natureza com um olhar tecnicista e cartesiano. Devemos entender que a natureza funciona como um organismo vivo e que as soluções devem ser aplicadas de maneira holística e integrada.

O projeto Escolas Sustentáveis procura despertar nos educadores e educandos a sensibilidade para compreender e propor soluções aos problemas sócio-ambientais que se apresentam, tanto na esfera local quanto global.

A partir do mapeamento e diagnóstico dos principais desafios sócio-ambientais existentes na comunidade, os estudantes e professores são estimulados a desenvolver projetos e/ou atividades que solucionem estes desafios de maneira integrada.

O processo pedagógico de desenvolvimento dos projetos sócio-ambientais escolares tem como um dos objetivos a criação de Comunidades de Aprendizagem, onde os conteúdos gerados são disponibilizados gratuitamente para a comunidade escolar.

A comunicação social é uma importante ferramenta de educação comunitária, onde pessoas que enfrentam os mesmos desafios podem integrar esta rede e se envolver no processo de aprendizagem.

A criação de Núcleos de Estudos Sócio-Ambientais também é um dos fundamentos desse projeto que visa envolver o corpo docente, a comunidade escolar e a sociedade civil em um processo de pesquisa e desenvolvimento de soluções viáveis aos principais problemas diagnosticados.

Eco-Pedagogia.

IMG_0305Os projetos de Eco-pedagogia tem como objetivo incentivar a criação de escolas e cidades sustentáveis através da realização de oficinas e workshops focados no público infanto-juvenil.

Nossas oficinas promovem a interação entre os educandos e os elementos da natureza, propondo jogos, brincadeiras, dinâmicas e atividades que dialogam com a realidade e o universo lúdico das crianças.

Através das temáticas são reveladas histórias, conhecimentos, sentimentos e percepções que despertam, envolvem e transformam nossos jovens sonhadores empoderando agentes de um futuro sustentável. 

Algumas das temáticas abordadas:

Alimentação saudável, agricultura sustentável:

Produção de hortas orgânicas e jardins comestíveis junto com os alunos beneficiando as refeições escolares com alimentos sadios e ecológicos. O contato com a terra é importante para que o aluno se perceba enquanto indivíduo do mundo, relativizando seu impacto no planeta a partir do que ele mesmo come.

Jogos Cooperativos:

Dinâmicas e jogos que promovem a cooperação coletiva, a articulação em rede e a descoberta da identidade de um grupo, trabalhando em cima de conceitos sociais das organizações sistêmicas e integradas.

Construindo habitats ecológicos:

Brincadeiras sobre as diversas técnicas de construção natural, estimulando o contato manual com a terra e ampliando os horizontes sobre os formatos e materiais que podem ser usados na construção de comunidades sustentáveis.

Água:

Diversas atividades podem ser articuladas através da descoberta dos ciclos da água. Conhecendo melhor como eles ocorrem podemos criar sistemas de conservação dos fluxos e captação e tratamento ecológico dos resíduos.

Os R’s da Reciclagem:

Nada é tão importante no mundo de hoje como a Reciclagem. Este tema está presente em todas as diversas técnicas e praticas sustentaveis que são realizadas hoje, se tornando essencial para a redução da poluição e exercício da sustentabilidade.

Entre em contato pelo email: institutogaiasustentavel@gmail.com e receba mais informações sobre estes e outros projetos!

Anúncios