Na Natureza Selvagem

capa do livro Na natureza selvagemO filme Na Natureza Selvagem, de Sean Penn (título original Into the Wild, 2007), conta a história de um jovem norte-americano, chamado Christopher McCandless, e sua busca de se desapegar da sociedade materialista e civilizada dos anos 90.

Aos poucos, ele vai se desfazendo de tudo que o prende a essa sociedade. Seu carro, seu dinheiro, seu nome… Seu objetivo é chegar até às florestas selvagens do Alasca, onde poderá mergulhar profundamente na natureza selvagem, longe do contato com outros seres humanos. Lá aprende lições importantes sobre a Natureza.

O desfecho da história prova que ao tomar atitudes extremas, resultados extremos podem ser gerados. É preciso muito cuidado e perspicácia ao radicalizarmos nossa relação com a Natureza.

Antes de tudo, devemos considerar que não é preciso ir tão longe para se infiltrar na natureza selvagem. É preciso, a princípio, estudo sobre o habitat que se está adentrando e como se dão as relações tradicionais dos povos nativos com o meio-ambiente local.

A partir de uma longa vivência inter-cultural com esses povos é possível observar e desenvolver habilidades fundamentais, como identificação de espécies frutíferas e florestais e a movimentação de outros animais, por exemplo.Christopher McCandless

Entretanto, a vida no campo não deve nunca ser uma vida de solidão. Talvez se Christopher, protagonista da história, tivesse conhecido o movimento de permacultura e agricultura orgânica dos Estados Unidos, hoje estaria possivelmente vivendo em uma dessas muitas fazendas agroecológicas.

Estaria ele, certamente, feliz. Fazendo parte de uma rede global de vida sustentável, em pleno contato com a natureza. Talvez um pouco menos selvagem…

O filme pode ser encontrado em qualquer locadora ou em alguns sites da internet. Vale a pena a busca!

Anúncios