O Instituto

O Instituto Gaia Sustentável tem como objetivo realizar Cursos, Eventos, Projetos e Consultorias que incentivem a pesquisa e a divulgação de conhecimentos na área da Ecologia e da Sustentabilidade.

Em 2010, quando foi criado, seu objetivo era difundir, através de ferramentas de edu-comunicação, conteúdos relativos a área da educação e da sustentabilidade em suas diferentes abordagens sócio-ambientais.

Assim, em 2011, nasceu a Revista Gaia Sustentável, com o propósito de divulgar e reunir as informações e pesquisas realizadas, se tornando uma plataforma de aprendizagem virtual e coletiva especializada no tema da ecologia social.

cropped-img_3971.jpgEm 2015, através do projeto Gaia Permacultural, o Instituto passou a oferecer uma formação holística e integral, aprofundando conteúdos teóricos e práticos para a construção de comunidades e cidades sustentáveis.

Através de cursos e workshops, centenas de pessoas vivenciaram as diversas práticas da permacultura, proporcionando momentos vívidos de aprendizagem, imersos na Aldeia da Mata Atlântica, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Nesse mesmo ano de 2015 o instituto passou também a realizar ações em escolas, desenvolvendo junto ao público infanto-juvenil diversas atividades que visam a criação de núcleos sócio-ambientais escolares, estimulando a criação de uma rede local de escolas sustentáveis dispostas ao exercício da eco-cidadania.

Conheça mais sobre os projetos que estamos realizando na nossa página de projetos!

Se torne um parceiro do Instituto Gaia Sustentável e nos ajude a ampliar essa rede de sustentabilidade. 

Entre em contato pelo email: institutogaiasustentavel@gmail.com e veja como você pode criar sua Comunidade ou Escola Sustentável!

Sobre o fundador do Instituto.


1653338_10205006655548151_7715601281117832287_nLeandro Basil é graduado em Ciências Sociais pela UFRJ e integrante da equipe internacional de educadores GEESE (Educadores Globais de Ecovilas para uma Terra Sustentável). 

Vive em Casimiro de Abreu, pequena cidade no interior do Rio de Janeiro. É um dos fundadores da Aldeia da Mata Atlântica, eco-aldeia onde desenvolve seus projetos sustentáveis e permaculturais desde 2005 estimulando a criação de sistemas regenerativos e comunidades de aprendizagem.

Criou o Instituto com a finalidade de contribuir para a difusão da Agricultura Ecológica e da Permacultura mostrando como ela é praticada por pessoas e grupos nas diferentes regiões. 

Espera contribuir também para a multiplicação de atores e coletivos sustentáveis, publicando artigos sobre empreendimentos ecológicos e solidários que estão acontecendo.

Fiquem ligados!! Muitas novidades vêm por aí!!!

Anúncios