Agricultura Familiar

A Agricultura Familiar é responsável por mais de 60% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros todos os dias e representa mais para o Brasil do que apenas 10% do Produto Interno Bruto nacional. Ela é a garantia da soberania alimentar brasileira como importante fornecedora do mercado interno e também é responsável por empregar 77% das pessoas que trabalham no campo.

Família de produtores orgânicos no Vale do Brejal, em Petrópolis. Abastece feiras orgânicas na Z. Sul do Rio de Janeiro.

Embora ocupe uma área de apenas 24,3% da área dos estabelecimentos agropecuários brasileiros, a Agricultura Familiar representa 84,4% desses estabelecimentos.

A concentração também é mostrada comparando-se a área média dos estabelecimentos familiares (18,37 há) com a dos não familiares (309,18 há). 

O estado brasileiro que possui o maior número de agricultores familiares é o estado do Paraná onde 90% dos trabalhadores estão vinculados a estabelecimentos familiares.

sitio da cachoeirinha em Petrópolis.

 
A análise dos dados estatísticos do Censo Agropecuário do IBGE, realizado em 2006, revela o alto nível de empregabilidade e geração de renda da Agricultura Familiar. Ao compararmos a porcentagem de trabalhadores rurais com a área total dos estabelecimentos agropecuários, a Agricultura Familiar, com apenas um ¼ da área dos estabelecimentos agropecuários consegue empregar ¾ do total de trabalhadores rurais. Essa análise revela o verdadeiro poder da agricultura familiar. Empregar mais gente em menos espaço.
Por esses dados acima se torna nítida a importância de se ampliarem os programas governamentais de incentivo a produção agropecuária familiar, como o PRONAF. O estímulo a criação de empregos no campo evita que se torne maior a constante migração da população rural, que desde a década de 60 vêm inflando cada vez mais os centros urbanos, gerando problemas maiores como a miséria, a violência, a poluição, a urbanização desordenada, hiperengarrafamentos, entre outros problemas.
 
 
Veja vídeo abaixo sobre família de produtores orgânicos do Vale do Brejal:
 
 
Anúncios