ECOVILAS


Cob01[1]Um dos mais importantes aspectos da teoria de Gaia é a interdependência fundamental entre os atores que compõe a teia da vida. Todas as forças presentes no Universo estão em constante equilíbrio. Agem transformando umas às outras de maneira incrivel, mantendo a coesão e a contínua evolução das espécies e dos ecossistemas que habitam.

Esse é um dos princípios fundamentais da ecologia: a visão holística. Seguindo este principio percebemos que não há ações isoladas no nosso grande organismo Gaia. Todas as ações influem sobre o meio ambiente. Umas de maneira positiva. Outras de maneira negativa.

Sobremaneira, é vã a tentativa de criarmos alimentos e construções ecológicas, senão pensarmos também sobre o processo de produção das diferentes fontes energéticas necessárias, ou na reciclagem dos materiais usados. Muitas vezes, o que pode ser um problema sobre um dado ponto de vista, pode ser uma solução por outro.

eccovila

Pensando nisso, em resolver os problemas sociais, ambientais, espirituais e econômicos que nos impedem de construir uma vida mais pura e integrada com os ciclos naturais, que surgiram muitas ecovilas no Brasil e no mundo.

Grupos de pessoas que se organizaram para construir comunidades sustentáveis longe dos centros urbanos. Que fugiram das cidades e se uniram no campo com o objetivo de compartilhar uma vida sustentável e ecológica. Comunidades distintas em suas formas religiosas, educacionais e no modelo de manejo da terra. Dezenas, centenas delas, que hoje se espalham pelo mundo criando redes de distribuição de alimentos saudáveis, de conhecimentos permaculturais e agroecológicos e rotas alternativas para pessoas que estejam buscando transformar esse mundo de caos que estamos vivendo.

ecovila

O planejamento das ecovilas é feito de modo que os recursos naturais possam ser aproveitados sem comprometer a continuidade dos mesmos. De uma maneira geral, muitas técnicas comuns podem ser encontradas em diferentes ecovilas espalhadas pelo mundo. Técnicas de agricultura ecológica, de adubação orgânica, de bio-construção, de produção de energia renovável, de reciclagem e reaproveitamento de materiais são apenas algumas das mais popularmente encontradas.

Outros temas e costumes podem ser encontrados em comunidades mais peculiares. Muitas se preocupam também em desenvolver métodos alternativos de educação básica. Desenvolvem sistemas pedagógicos inovadores que buscam realçar a autonomia individual no processo de aprendizado. Métodos de desalienação da nossa sociedade opressora e mecanizada. Outras, estão mais focadas na disciplina religiosa do corpo, integrando a yoga, a meditação e outras técnicas de relaxamento e conhecimento espiritual aos conceitos permaculturais da ecologia.

casa

No entanto, todas tem em comum esta característica holística. Esta visão integradora que busca alinhar corpo, mente e espirito na construção de um mundo mais harmonioso e saudável. E, por sua visão integradora que elas se inter-relacionam. Que formam, juntas, uma grande rede mundial. Composta por centenas de pequenas redes.

Duas das mais importantes redes criadas são a GEN (Rede Global de EcoVilas) e o CASA (Conselho dos Assentamentos Sustentáveis das Américas) que ganhou corpo durante a Rio+20, em junho de 2012. No site da GEN ( http://gen.ecovillage.org ) existe um mapa com quase todas as ecovilas existentes no planeta. Uma boa inspiração para quem quer começar a sua!

Gaia Home Rio+20

Anúncios