Permacultura.

PermamandalaExistem muitas ecovilas e institutos sustentáveis se desenvolvendo nas zonas rurais e periferias de diversos países do mundo todo. Juntos estão construindo uma rede global alternativa ao sistema financeiro internacional.

Essas comunidades e institutos são povoados, principalmente, por pessoas que tem se especializado cada vez mais nas áreas de agricultura ecológica, bioconstruções e energia renovável entre outros fundamentos da permacultura.

Essas pessoas são os especialistas do futuro, os verdadeiros mestres para um novo mundo ecológico e sustentável. São reconhecidos por seu saber e são denominados: Permacultores.

O que é Permacultura?

A permacultura é um sistema de design e planejamento para assentamentos humanos sustentáveis. O termo foi criado na década de 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgreen que utilizaram abreviações das palavras Permanente e Cultura (permanent culture) para criar o conceito de Permacultura.

Seus métodos combinam conhecimentos práticos e espirituais dos povos tradicionais e indígenas com o conhecimento teórico das ciências modernas. Seus fundamentos e princípios são voltados para a construção de uma sociedade em equilíbrio energético entre os diferentes elementos e seres.

A Permacultura compreende que o sistema de esgotamento dos recursos naturais que a nossa sociedade adota atualmente está levando nossa civilização a falência e a ruína. Transformar o modelo de consumo energético que usamos é fundamental para a transformação dos padrões de vida que utilizamos.

Precisamos não só reduzir a velocidade de consumo dos recursos naturais como mudar a forma como os consumimos. Alternar a utilização de recursos finitos para outros que possam se regenerar com maior velocidade ou que até mesmo possam aumentar sua oferta conforme aumenta a sua utilização.

flor da permacultura

O curso de design em Permacultura.

A maioria das pessoas incluídas nessa rede completou um Curso de Design em Permacultura (Permaculture design certificate; PDC) que por mais de 20 anos tem sido mundialmente o principal veículo de inspiração e treinamento. Estes cursos estão sendo oferecidos atualmente por muitos grupos e institutos aqui no Brasil, abrindo diversas oportunidades para as pessoas interessadas que quiserem se aprofundar no assunto.rede

O currículo do PDC foi criado por Mollison e Holmgreen na década de 70 e ganhou diversas contribuições ao longo dos anos. A medida que novos conhecimentos são catálogados e difundidos acabam se incorporando ao PDC naturalmente, variando de acordo com o profissional que ministra o curso. Os livros “Introdução à Permacultura”, “Permaculture One”, “Permaculture Two”, “Permaculture: A Designer´s Manual” e “Permaculture: Principles and Pathways Beyond Sustainability” de Bill Mollison e David Holmgren, são fundamentais para aqueles que querem aprofundar-se no universo da Permacultura.

Permacultura, a cultura do futuro.

bioconstruçãoTalvez não seja preciso que vá a falência o sistema financeiro atual para que as pessoas despertem para o novo mundo agroecológico e permacultural que está sendo criado. A medida que mais pessoas sejam cativadas a mudarem seus hábitos, cada um ao seu tempo poderá integrar e fortalecer essa rede. Aos poucos, um mundo sustentável está sendo criado estabelecendo bases fortes e promissoras para enfrentar qualquer desafio ambiental que a Humanidade possa encontrar.

Alguns institutos e ecovilas que oferecem cursos permaculturais no Brasil:

http://terrauna.org.br

http://www.pindorama.org.br

http://www.tibarose.com/port/home.php

http://www.moradanatural.com

http://www.ipemabrasil.org.br

Você também pode encontrar outros grupos e profissionais no site da Rede Permear, principal rede de permacultores do Brasil:

http://www.permear.org.br

Anúncios