Estruturas Geodésicas

Cúpula Geodésica de 2 frequências.

Cúpula Geodésica de 2 frequências.

A oficina de bio-construção de domus Geodésicos que aconteceu na Aldeia da Mata Atlântica, nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, foi ministrada pelo Engenheiro Florestal Gustavo Pollmann, um dos fundadores da aldeia. 

Durante os dias da oficina aprendemos a construir estruturas geodésicas básicas e fomos introduzidos no estudo das bio-construções geométricas.

Os domus e cúpulas fazem parte da história das construções humanas, compondo as paisagens construídas desde os tempos antigos. Por sua beleza e eficiência, continuam compondo diversos projetos arquitetônicos ainda nos dias de hoje.

A referência principal sobre o assunto e o nome automaticamente associado ao tema é o de Robert Buckminster Fuller, nascido em Massachusetts, EUA, em 1895. Inventor e arquiteto autodidata americano que a partir dos anos 30 do século XX passa a propor uma série de experimentos e artefatos inovadores. Nos anos 50, inicia a construção e divulgação das construções Geodésicas.

As teorias de Fuller sobre as estruturas Geodésicas e diversos outros assuntos estão nos dois volumes de seu livro ‘Synergetics – Explorações em torno da Geometria do Pensar’ (2002), primeiramente publicado em 1975 e posteriormente ampliado em 1979. Nele estão descritas suas idéias sobre uma geometria inspirada nos padrões energéticos e formais da natureza, definindo um sistema matemático experimentado não só por abstrações e cálculos mas por experimentações físicas e reais.

Geodésica no IPEC.

Geodésica no IPEC.

Abrigos Geodésicos têm sido construídos em diferentes partes do planeta e têm se mostrado eficientes em diferentes climas e temperaturas.

Apesar de simples, as estruturas Geodésicas apresentam grande resistência às intempéries do ambiente, podendo suportar normalmente à fortes rajadas de vento e à pequenos tremores de terra. Isto acontece em razão do baixo peso e do efeito aerodinâmico da Geodésica que permite que a tensão circule dividindo o atrito e amenizando seu impacto. 

Seu formato hermético também diminui a perda de calor, mantendo a temperatura estável dentro da Geodésica. Por possuir menor área superficial, demanda menos material para sua construção. 

Geodésica construída durante a oficina.

Geodésica construída durante a oficina.

Apesar de sua complexidade matemática, uma pessoa experiente (que conte com alguns ajudantes) pode construir uma estrutura Geodésica em apenas algumas horas.

Durante a oficina, construímos um Icosaedro (sem a ponta de baixo). Uma estrutura simples com 2,5 metros de diâmetro, que possui todas as arestas do mesmo tamanho. Utilizamos o bambu como matéria-prima, por ser abundante na região. O bambu foi colhido na lua certa (minguante de agosto) e tratado para aumentar sua durabilidade. 

A Geodésica será adaptada com brinquedos infantis e será a nova Casa das Crianças da Aldeia da Mata Atlântica.

Anúncios