Vivência eco-pedagógica na Aldeia da Mata Atlântica.

IMG_3636.jpgEntre os dias 26 e 29 de janeiro foi realizada na Aldeia da Mata Atlântica (RJ) a vivência Aprendendo em Comunidade, criando comunidades sustentáveis. 

O programa busca orientar os estudantes a trabalhar novos conceitos da sustentabilidade, instrumentalizando-os através de práticas eco-pedagógicas na criação de comunidades sustentáveis.

Durante três dias foram trabalhados os principais conceitos e ferramentas necessárias para um design ecológico. Foram abordadas diversas áreas da Permacultura como: Agroecologia, Bio-Construção, Eco-Saneamento e Energias Renováveis. 

img_3703Um dos pontos chave desse projeto é promover a interação entre os estudantes e exercitar o olhar sobre a sua própria realidade, estimulando a criação coletiva de projetos que possam auxiliar na resolução das dificuldades presentes no seu cotidiano.

Através do diagnóstico e mapeamento sócio-ambiental essas dificuldades são percebidas e logo começam a ser trabalhadas as idéias e possibilidades para sana-las. Assim nascem os projetos que serão trabalhados de forma interdisciplinar, mesclando conhecimentos tradicionais e científicos para a transformação ecológica local.

img_3892

Dinâmicas que promovam a interação entre os estudantes, que exercitem a boa relação
entre eles e o feedback propositivo, são ferramentas que irão certamente auxiliar nesse processo. img_3917

Durante a vivência foi realizada a bio-construção de uma parede de pau a pique sobre uma base em super-adobe. A base, que também servirá de banco, foi feita com sacos de cebola reutilizados.

img_3690Além disso, também foi feito um manejo agroflorestal, renovando sistemas implantados anteriormente que necessitavam de manutenção. 

Através dos projetos propostos os estudantes desenvolveram a Autonomia, a Responsabilidade e a Interdependência. Pilares fundamentais na criação de Comunidades de Aprendizagem. 

Juntos, estamos Aprendendo em Comunidade os valores necessários para uma vida em comunhão com a Natureza. 

Veja mais fotos em nossa página no facebook: Gaia Sustentável

Parceria: APEMA – Associação de Permacultores da Mata Atlântica.

Anúncios